segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Por que correr?

A resposta mais simples é: porque isso proporciona algo muito importante. Não apenas para a saúde, embora aí esteja uma das vantagens mais perceptíveis. Mas em primeiro lugar, para a vida.

Sim, a corrida pode atender a um anseio fundamental da vida. Nossas vidas precisam de um sentido, e todos já escutamos que uma das melhores maneiras de encontrá-lo é mediante a identificação com algo maior do que nós mesmos. Para mim, a corrida oferece exatamente isso, embora me pareça difícil definir este “algo maior” com que me identifico. Identifico-me com a ideia de que vale a pena calçar os tênis e sair, se não for por mais nada, simplesmente porque pode ser a oportunidade de contemplar um belo entardecer! (E, ao menos em minha opinião, uma das melhores maneiras de contemplá-lo é correndo.)

Claro, também podemos nos identificar com o ideal de uma vida saudável. Afinal, em cada corrida, investimos um pouco mais em nossa longevidade. Porém, no sentido mais profundo, isso equivale a uma simples afirmação de que viver vale a pena. No fim das contas, o mesmo pensamento que ocorre quando se olha o entardecer...

O título desta postagem é também o de um vídeo que encontrei na internet. Além de falar bastante dos benefícios da corrida para a saúde, certamente é inspirado pela visão desse esporte como um verdadeiro caminho de vida.