domingo, 15 de janeiro de 2012

Diário da estrada – 2, 5, 8, 10 e 15 de janeiro de 2012


Segunda-feira, 2 de janeiro de 2012 – Saí num fim de tarde nublado, mas claro e sem ameaça de chuva. O primeiro assim em vários dias, pois o tempo tem andado meio parecido com o inverno (embora sem aquele frio todo). Eu planejava ir até a praia, mas na metade do caminho percebi que seria demais. Voltei e completei a corrida no trajeto que tenho feito nesses últimos dias, nas proximidades de casa.

Foi um bom treino numa bela tarde. Valeu.

Tempo de hoje: 50min.

Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 – No final de um dia que parecia inclinado a terminar bem, mas que terminou de um jeito meio estressante, saí para a corrida que havia programado. Já era quase noite, e corri a maior parte do tempo no escuro. Fiz um “treino básico para relaxamento” – apenas duas idas e voltas numa longa rua perto de casa. Bem, correr é mesmo uma ótima maneira de relaxar... Hoje, senti-me mais leve, inclusive acelerei mais nas últimas centenas de metros, sem grande dificuldade.

No ano passado, era comum treinos rotineiros durarem mais de uma hora. Neste ano, eu gostaria de manter o tempo, normalmente, abaixo disso. Mas chegará a ocasião em que tentarei fazer uma corrida mais demorada.

Tempo de hoje: 44min.

Domingo, 8 de janeiro de 2012 – Foi uma das corridas em horário mais tardio que já fiz. Lembro que houve outra, e creio que foi mais puxada do que a de hoje. Desta vez, saí pouco depois de nove, pois foi só quando me senti disposto a correr. Fiz o trajeto que tenho repetido nos últimos dias, uma ida e volta um tanto extensa. Senti-me bem mais disposto do que na corrida passada, e o tempo todo mantive um bom ritmo.

Fico pensando se esses treinos mais breves me prepararão para trajetos mais longos, quando eu tentar percorrer algum. Há uns três anos, eu tinha o hábito de correr cerca de meia hora, a cada sábado e domingo – o que, naquela época, me parecia bastante. Em certa altura, aumentei o tempo para uns cinquenta minutos... Acontece que, numa ocasião, ao chegar num ponto onde devia dobrar para a esquerda e voltar para casa, resolvi dobrar para a direita e seguir em direção ao centro da cidade. Foi o começo de um período de algumas semanas, em que ocasionalmente eu repetia esse trajeto. Não era fácil – acontecia de eu fazer paradas, andar algumas centenas de metros no meio ou no final da corrida, ou mesmo interrompê-la e voltar de ônibus. De qualquer modo, descobri que aqueles treinos não muito longos nos finais de semana haviam me preparado para enfrentar um percurso bem maior. (Em seguida cansei, e só voltei a correr em março de 2011.)

Bem, talvez agora eu esteja me preparando do mesmo modo. Na verdade, está sendo melhor, afinal não corro apenas nos fins de semana. Se eu fizer corridas um pouco mais demoradas no sábado ou no domingo, com certeza obterei um preparo que acabará permitindo que eu tente fazer um “longão” como alguns do ano passado.

É o que espero, pelo menos. Mas a verdade é que prefiro que este seja o ano das corridas de 40 a 50 minutos. Creio que gostarei de experimentar uma corrida mais longa, um pouco adiante, mas neste ano vou pensar menos nisso.

Tempo de hoje: 45min.

Terça, 10 de janeiro de 2012 – Saí às oito da noite, mas ainda havia bastante claridade, o que achei ótimo. Estava cansado, mas de repente fiquei com vontade de antecipar a corrida de amanhã. Mantive um ritmo lento, embora seguisse com facilidade, e na volta acelerei um pouco mais. Senti-me muito tranquilo, durante o trajeto todo, de modo que foi um treino bem relaxante. Fiz uma volta um pouco mais longa do que nos dias anteriores. Quando cheguei em casa, já estava ficando escuro.

Tempo de hoje: 52min.

Domingo, 15 de janeiro de 2012 – Acordei tarde e saí no final da manhã. E o sol incomodou mais do que eu esperava... Eu pretendia fazer o trajeto básico que tenho repetido nos últimos dias, mas na volta preferi encurtá-lo. Acabou sendo uma corrida muito breve... Mesmo assim, foi válida.

Tempo de hoje: 31min.