sábado, 28 de janeiro de 2012

Diário da estrada – 17, 19, 21, 24 e 28 de janeiro de 2012

Terça-feira, 17 de janeiro de 2012 – Eu já estava com um pouco de fome, quando vi que era hora de sair. Então, fiz o que chamo de um “minilanche” – comi duas colheres de farofa (de soja), duas de melado, e meia banana amassada. Faltaram uns goles de leite de soja, porque estou sem em casa. Bem, isso ajudou, mas não acabou com a fome. Com certeza, foi por esse motivo que, durante a corrida toda, senti-me meio sem energia. O começo foi lento, mas no final já estava com um ritmo melhor. Fiz uma longa ida e volta, pegando o início da rua que sobe em direção à praia.

Uma boa corrida na claridade do final do dia.

Tempo de hoje: 58min.

Quinta-feira, 19 de janeiro de 2012 – Saí bem cedo. O céu havia começado a clarear, o ar conservava um vestígio do frio da noite, e as ruas estavam bem desertas. Desde o início, senti-me suficientemente disposto para imprimir um bom ritmo, e fui assim até o final. Quando voltei, o sol estava começando a aparecer.

Não foi a corrida mais demorada, mas foi a corrida em que me senti mais bem disposto, desde o início do ano.

Tempo de hoje: 49min.

Sábado, 21 de janeiro de 2012 – Saí no final da tarde. O tempo estava um pouco quente, com um céu meio nublado, mas sem ameaça de chuva. Arrisquei uma corrida até a praia – a segunda desde que voltei a correr. O começo foi lento, mas fui aumentando o ritmo, até que nas últimas centenas de metros (já chegando em casa), experimentei dar uma acelerada. Na verdade, tive a sensação de que o “gás” poderia acabar no meio da acelerada... Mas, felizmente, consegui terminar bem.

O único problema é que havia muito trânsito, o que causou pelo menos uma situação um pouco mais arriscada. (Mas só um pouco.) Com trânsito, assim como à noite, o ideal é moderar o ritmo... O difícil é lembrar isso!

Curiosamente, a corrida de hoje não foi a mais demorada deste ano. Entretanto, percorri uma distância maior, o que se deve ao ritmo mais forte que alcancei. Com certeza, em treinos não muito longos, já consigo alcançar o ritmo que tinha em 2011. Mas ainda preciso recuperar um tanto da antiga resistência.

Tempo de hoje: 58min.

Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 – Resolvi correr nesse final de tarde (ao invés de amanhã, como havia planejado). Fiz minha volta básica, só um pouco mais longa do que o comum. Havia uma boa claridade quando saí, e quando voltei ela apenas começava a enfraquecer. Nada se compara ao horário de verão, para fazer corridas.

Se fosse inverno, eu teria saído no escuro – e com frio! Mas tudo bem: terei minha chance de repetir essas experiências, daqui a uns poucos meses...

E chegando em casa, assisti outra vez aos últimos minutos de Rocky Balboa. Começando pela sequência do treinamento, que sempre é inspiradora! J

Tempo de hoje: 48min.

Sábado, 28 de janeiro de 2012 – Acordei com um pouquinho de frio, o nariz meio congestionado... e não muita vontade de correr. Daí olhei pela janela, vi a paisagem tranquila do começo da manhã, e o ânimo apareceu naturalmente. Mas a preparação para sair foi um tanto demorada, de modo que comecei pouco depois das nove, já com o sol começando a esquentar.

O ritmo foi bem moderado – um pouco mais contido, em alguns trechos, mas, na maior parte do tempo, foi o que eu estava disposto a correr. Senti o calor, o tempo todo, mas, curiosamente, hoje não me incomodou muito. Havia bastante gente correndo e pedalando, alguns mais depressa, outros menos, alguns mais equipados, outros menos. De início, pensei em fazer um “longão”, como aqueles de meses atrás, mas ainda não foi possível. Terminando a corrida, até que poderia ter esticado um pouco o trajeto, mas quis chegar logo em casa.

De qualquer modo, foi o trajeto mais longo que fiz neste ano, seguindo até a praia e continuando por algumas centenas de metros na avenida que sobe a partir dali.

Tempo de hoje: 1h 10min.