sexta-feira, 9 de março de 2012

Cenas da estrada – Cammal, Pensilvânia, Estados Unidos


Por: nicholas

Quem é o grande discípulo do mestre Forrest Gump aqui no Brasil? Para mim, é o ultramaratonista Adão Miranda da Silva. Recentemente, li sobre sua história numa matéria da revista Época, de 11 de agosto de 2011; depois assisti a um vídeo dessa mesma reportagem; e encontrei um segundo vídeo, que parece ter sido feito pelo próprio Adão, mostrando suas realizações em ultramaratonas de 12 e até 24 horas. É isto mesmo: ele corre até 24 horas seguidas, percorrendo distâncias que passam dos 200 km! Mas não é isso o que mais surpreende neste extraordinário corredor; é o fato de ele treinar regularmente para essas provas – correndo 30 Km todos os dias e 54 km uma vez por semana. Como um maratonista comentou na matéria da Época, é difícil sequer imaginar o que significa correr tanto. Com certeza, Adão Miranda da Silva não correria assim se não tivesse (além de um organismo privilegiado, que lhe ajuda a aguentar essas distâncias) um grande amor pela corrida – algo que com certeza vai muito além de competir e ganhar medalhas. Isso fica claro na filmagem de uma de suas corridas através de São Paulo, e é a lição mais importante que ele oferece.

Não é à toa que Forrest Gump é o filme preferido de Adão Miranda da Silva. (E podemos ter certeza de que mestre Gump fica honrado em tê-lo como discípulo.) Fica aqui o convite para todos conhecerem o admirável “Forrest Gump” brasileiro.

“A corrida me ensinou a ser resistente e me superar sempre.”
Adão Miranda da Silva

E para fechar...

Esta postagem homenageia todos os ultramaratonistas brasileiros, que fazem de suas vidas e das pistas de competição uma verdadeira estrada.