terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Diário da estrada – 17, 19, 22, 27 e 28 de fevereiro de 2012

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012 – Saí um pouco tarde, por volta de oito e quinze (esqueci de conferir a hora em casa e tive que perguntar a alguém na rua). Segui em direção à praia, e chegando lá fiz uma ida e volta na longa avenida.

Eu havia passado a tarde sem comer nada, e mastiguei apenas dois pedaços de banana antes de sair. Para minha surpresa, isso não atrapalhou. Ao contrário, senti-me bem disposto na corrida inteira, mantendo um ótimo ritmo desde o início. Na volta, comecei a perceber um ligeiro cansaço, mas continuei firme até terminar.

Esta corrida ficou “bem no ponto”. Legal.

Tempo de hoje: 1h 14min.

Domingo, 19 de fevereiro de 2012 – Eram seis e vinte da manhã quando saí, pegando a primeira claridade do dia. Subi em direção à praia, com o plano de fazer algumas idas e voltas naquela longa avenida. Na verdade, confesso que tinha a ideia, muito precipitada, de tentar bater o meu recorde de tempo. Acontece que, assim que cheguei lá, senti que não conseguiria completar nem mesmo uma ida e volta na avenida – os passos haviam se tornado lentos, curtos e pesados... De imediato, esqueci a ideia de bater o recorde, apenas dei um pulo até a praia e iniciei a volta para casa.

Apesar desse cansaço, na volta ganhei mais ânimo e até mesmo acelerei mais em alguns trechos. Já nas últimas centenas de metros, reduzi o passo e mantive um ritmo moderado, regular e bastante confortável. Passei da altura de casa, segui até outra praia, mais próxima, e, depois de uma breve olhada no sol ainda baixo, completei o trajeto pegando uma ventania fresca que batia de frente e curtindo a luminosidade que se espalhava nos gramados e lançava a minha sombra nos muros.

A corrida de hoje, como a anterior, definiu exatamente o tempo que, nesta época, consigo fazer sem gastar demais as “baterias”.

Tempo de hoje: 1h 12min.

Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 – Uma corrida bem cedo... A luz começava a aparecer, as ruas estavam desertas e silenciosas. Perto da praia (aquela mais perto de minha casa), peguei uma névoa refrescante e muito agradável. Desci algumas centenas de metros pela estrada que segue em direção ao sul da ilha e parei para curtir a vista: o mar, o céu repleto de nuvens avermelhadas... Quando voltei, o dia já clareava.

Tempo de hoje: 42min.

Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 – Não me animei para correr nesse fim de semana. Mas saí hoje, quando ainda estava escuro, e fiz uma longa ida e volta. Corri no asfalto, com frequência me deixando ir para o meio da pista, já que não havia trânsito – no início, uma moto passou... e algum tempo depois, um carro... e apenas isso. (Outra vantagem de correr no asfalto, a essa hora, é que faz menos barulho, diminuindo o risco de provocar latidos de cachorros nos quintais.) Voltando, dei um pulo até a praia que fica aqui perto e depois segui as últimas centenas de metros até terminar. Quando cheguei em casa, a escuridão já havia se desfeito e umas poucas pessoas começavam a aparecer.

Foi uma boa corrida, mas confesso que saí, em grande parte, simplesmente porque estava nos planos – digo, deveria ter feito essa corrida no sábado! Senti-me um tanto desconfortável correndo no escuro, o que não costuma acontecer. Mas acho que nunca encontrarei o meu “horário ideal” – é algo que está sempre mudando.

Tempo de hoje: 54min.

Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 – Saí logo depois que escureceu. Fiz a ida e volta básica nas redondezas de casa. Sentia-me um pouco cansado, e mantive um ritmo contido na maior parte do tempo, apenas acelerando nos trechos finais. Mas foi agradável.

Como ontem, tive a sensação de que foi uma corrida breve. No entanto, ao chegar em casa, vi que, outra vez, passou dos cinquenta minutos. Muito bom!

Tempo de hoje: 52min.