segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Diário da estrada – 2, 5, 7, 11 e 13 de fevereiro de 2012

Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 – Ainda havia bastante claridade quando saí. Não quis correr ontem, e na verdade nem me sentia muito disposto hoje. Mas estava na hora, então fiz uma forcinha...

Comecei muito lento, sentindo-me cansado. Ao longo do treino, fui recuperando o ânimo, e no final (embora a sensação de pouca energia continuasse) alcancei até um bom ritmo. Assim, esta corrida, que pensei que não renderia nada, acabou sendo bacana.

Cumpri o meu trajeto básico, nas proximidades de casa.

Tempo de hoje: 44min.

Domingo, 5 de fevereiro de 2012 – O dia teve alguns aborrecimentos, de modo que saí com a cabeça meio cheia e cabei fazendo uma corrida bastante breve. Segui um percurso diferente, quase em forma de “8”, na direção oposta à dos últimos treinos. Embora estivesse no meio da tarde e o sol incomodasse um pouco, eu poderia até ter estendido o trajeto, mas... senti-me impaciente e resolvi voltar.

Esta foi uma de minhas corridas mais curtas.

Tempo de hoje: 28min.

Terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 – No final da tarde, o tempo estava nublado, com um ar razoavelmente fresco. Havia chovido um pouco, e ainda ameaçava chover mais um tanto; e não sei por que, mas isso me deu vontade de correr. Ainda assim, eu não me sentia 100% disposto, pois havia lanchado meio tarde. Desde o início, senti um certo enjoo, que me acompanhou durante toda a corrida.

Mas foi um bom treino. Fiz o meu percurso básico, num ritmo moderado, e que se mostrou muito confortável. O tempo todo, caíram gotas pesadas, bastante esparsas, dando um toque especial à corrida. Enfim, valeu.

Tempo de hoje: 40min.

Sábado, 11 de fevereiro de 2012 – Saí quando a claridade já começava a diminuir, e fiz o meu trajeto básico, nas proximidades de casa. Até que gostei de correr no escuro, coisa que há algum tempo não fazia. Desde o início, senti-me muito disposto, com a sensação parecida a de correr seguindo por um trilho – se isso diz alguma coisa... Por isso, desta vez preferi ficar a maior parte do tempo no asfalto, só de vez em quando indo para a calçada. Na primeira metade do trajeto, mantive um ritmo mais moderado, mas na volta acelerei mais, e até o final imprimi o ritmo mais forte desde que recomecei a correr. Infelizmente, devido ao almoço ter sido meio tarde, ainda sentia o estômago um pouco cheio, e nas últimas centenas de metros isso começou a incomodar. Por esse motivo, e também porque realmente não estava com tanta disposição, desisti de uma ideia que tive no começo, de estender o trajeto até a praia e fazer um treino mais demorado. Não fosse o horário e o estômago, esta teria sido uma ótima oportunidade para uma experiência assim.

Bem, fica para outra!

Tempo de hoje: 39min.

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 – Adiantei a corrida que estava marcada para amanhã. Saí num claro fim de tarde e fiz um bom treino debaixo de um céu repleto de nuvens de todos os formatos. Eu estava com uma dor no alto do pé direito, e isso me preocupou um pouco, mas que nada: a dor pareceu sumir durante o treino. (O único problema é que agora estou percebendo que piorou um tanto por causa dele.) Fiz quatro idas e voltas numa rua perto de casa, entre um bom número de outras pessoas que também pedalavam, corriam ou caminhavam. Desta vez, segui no melhor ritmo “devagar e sempre”, só me permitindo acelerar um pouquinho mais perto do término. Nas últimas centenas de metros, uns grãos de areia entraram num tênis e ficaram incomodando. Agora, o outro pé também está machucado, já que eu estava sem meia e vários pontos se esfolaram. Desta maneira, hoje aprendi duas lições: uma, não correr dolorido; e outra, sempre calçar meias!

Tempo de hoje: 1h 3min.