sexta-feira, 15 de março de 2013

Diário da estrada – 1º, 4, 5, 9, 11, 13 e 15 de março de 2013


Sexta-feira, 1º de março de 2013 – Saí quando a claridade do dia apenas começava a esmaecer. Fui até o bairro vizinho, depois até a praia, então desci para a faixa de areia e avancei algumas centenas de metros – mas não tanto como nas duas ocasiões anteriores em que fiz isso. Eu vinha mantendo um bom ritmo, e na volta acelerei mais. (Mais do que seria prudente, na verdade; àquela altura, já havia escurecido, carros passavam com os faróis acesos em sentido contrário, e o melhor teria sido ir devagar. Procurarei deixar essas aceleradas para lugares mais tranquilos.) O único problema foi que, por ter lanchado há não muito tempo, senti um leve enjoo, que continuou no trajeto inteiro. Estava um pouco mais forte quando cheguei em casa. 

Tempo de hoje: 1h 8min.

Segunda-feira, 4 de março de 2013 – Acabei saindo quando já escurecia. Hoje senti-me muito disposto para correr. Fiz o trajeto básico, num ritmo bem acelerado. Fui até um supermercado (um que fica um pouco mais longe de casa), depois completei o trajeto carregando as compras. 

Tempo de hoje: 53min. 

Terça-feira, 5 de março de 2013 – Outra corrida no começo da noite. Peguei um restinho de claridade, e o resto corri no escuro. Caía um chuvisco muito leve, que ficou um pouco mais forte na volta. Fiz outra vez o trajeto básico. E como ontem, estava com bastante disposição, mantendo um bom ritmo até o final. 

A duração hoje foi um pouco mais curta do que ontem. Será que ontem descontei pouco o tempo de parada no supermercado? Ou talvez hoje eu apenas tenha corrido mais rápido, e acho que a explicação é esta mesmo. 

Tempo de hoje: 46min. 

Sábado, 9 de março de 2013 – Fiz duas provas de pedagogia nesta tarde. Voltei cansado, mas depois de alguns minutos em casa resolvi correr. Desci uma rua, cheguei na autoestrada e decidi continuar em direção ao sul da ilha. Creio que é apenas a segunda vez que faço este trajeto. Desci até o próximo bairro, passei de sua entrada e segui por mais algumas centenas de metros... Aí comecei a me preocupar com a hora e voltei. Chegando ao meu bairro, subi a ladeira que vai até a Casa de Retiros, fiz uma volta lá em cima (com uma parada muito rápida para olhar a paisagem), desci e continuei em direção a minha casa. Estiquei mais um pouco, pelo trajeto básico que costumo correr nos dias de semana, e enfim terminei. 

O tempo estava chuvoso, até porque havia caído um pé d’água no meio da tarde. (Cheguei meio encharcado no local das provas.) As ruas estavam bastante molhadas, um vento bem fresco soprava sem parar e o céu permanecia coberto por grandes nuvens cinza. Um chuvisco muito leve caiu o tempo todo, mas tive sorte, porque não voltou a chover. Eu havia comido cereais não muito tempo antes da corrida, então comecei num ritmo bem moderado, e foi exatamente o ritmo que eu precisava hoje – eu queria espairecer, ir curtindo a paisagem, sem nenhuma pressa. As passadas permaneceram macias durante todo o trajeto, e nos trechos finais, perto de minha casa, até experimentei acelerar em alguns momentos.  

A duração foi a mesma do treino que fiz em 16 de fevereiro. Adoro essas coincidências! Mas cheguei a pensar que demoraria um pouco mais. 

Tempo de hoje: 1h 38min. 

Segunda-feira, 11 de março de 2013 – Saí no fim da tarde. Não queria ir por trajetos mais distantes, então fiz três idas e voltas numa rua perto de casa. Logo escureceu, e foi agradável correr vendo o asfalto repleto de sombras, os faróis ocasionais que passavam. Eu havia lanchado há pouco tempo, por isso comecei num ritmo moderado, mas em certa altura pude acelerar mais. Até que a duração foi satisfatória. 

Eu ouvia música quando comecei a escrever esta anotação, e uma das canções foi a maravilhosa Rocky mountain high, de John Denver. Pareceu-me ter tanto a ver com as corridas! Senti-me inspirado e permiti-me divagar um pouco, imaginando algumas coisas que eu gostaria de fazer em minha vida de corredor. 

Agora voltei a ouvir esta canção, viajei outra vez naquelas ideias, e enfim me pergunto: quem sabe aonde uma inspiração é capaz de levar? 


Letra traduzida

Tempo de hoje: 51min. 

Quarta-feira, 13 de março de 2103 – É, criei mesmo o hábito de sair quando está escurecendo. Hoje fiz uma boa corrida: o único “porém” foi que, na maior parte do trajeto, mantive um ritmo mais acelerado do que seria o ideal – à noite, isso torna mais difícil enxergar uma pedra ou um buraco no meio do caminho. Segui o meu trajeto básico, acrescido de algumas centenas de metros, com uma parada rápida num supermercado (não aquele perto de casa; outro mais distante).

Tempo de hoje: 57min. 

Sexta-feira, 15 de março de 2103 – Fiquei preso num estudo e saí mais tarde do que pretendia: pouco depois das sete. Fui descendo uma longa rua, depois voltei por outra... Nesta altura, a chuvinha muito leve que vinha caindo engrossou um pouco, e foi minha deixa para reduzir o passeio. (Nem se tornou uma chuva forte, longe disso, mas hoje saí realmente só para completar a primeira metade do mês.) Fui até o supermercado, perguntei as horas para alguém e tratei de “encher a geladeira”.
 
Isso que há de bacana em correr: às vezes um treino é interrompido, e acaba sendo mais compensador do que se tivesse seguido o plano original. Imprevistos também são parte da brincadeira!

Tempo de hoje: 23min.