terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Holly holy, de Neil Diamond


Acho que foi em 1994 que ouvi Neil Diamond pela primeira vez. Eu escutava a rádio Antena 1 quando esta música começou a tocar. Achei extraordinária – e com tempo, tornou-se minha música preferida de meu cantor preferido. Continuo ouvindo com frequência esta canção, inclusive algumas vezes antes de sair para uma corrida, ou então logo depois de voltar (junto com Against the Wind, é a coisa mais inspiradora que conheço para essas horas). Com algumas imagens muito fortes, Neil Diamond criou um hino à própria vida.

Abaixo seguem a letra da música e em seguida links para conferir três versões dela. A primeira é a original, que tocou no rádio naquele dia memorável de 1994. A segunda é uma apresentação de 1971 – é razoavelmente parecida com outra, a mais espetacular de todas, que foi realizada num show do ano seguinte (mas escolhi a de 71 porque o show não foi filmado, e eu quis mostrar imagens ao vivo do cantor no início de sua carreira). O terceiro vídeo também é de uma performance ao vivo, agora com mais de 40 anos de estrada, em 2010.

Isto é o que mais me admira neste cantor: depois de tanto tempo gravando discos e subindo em palcos, ele demonstra o mesmo entusiasmo dos primeiros anos. (Esta é uma característica de outros cantores e cantoras também. Mas poucos a deixam transparecer de modo tão nítido quanto Neil Diamond.) Daí fico pensando: é exatamente o estado de espírito que eu gostaria de manter ao longo dos anos! Não seria ótimo continuar correndo por algumas décadas, e ainda sentir tanto gosto por isso como sinto agora? É a mensagem que os veteranos da música transmitem com sua paixão: que a vida pode ser vivida desse jeito.


Holly holy, de Neil Diamond
 

Holly holy eyes
Holly Holy, visão
Dream of only me
Sonho só meu
Where I am, what I am
Onde estou, o que sou
What I believe in
O que acredito
Holly holy

Holly holy dream
Holly holy, sonho
Wanting only you
Querendo só você
And she comes
E ela vem
And I run just like the wind will
E eu corro como o vento
Holly holy

Sing a song
Cante uma canção
Sing a song of songs
Cante a canção das canções
Sing it out
Cante alto
Sing it strong
Cante forte
Yeah
Yeah

Call the sun in the dead of the night
Chame o sol na hora morta da noite
And the sun's gonna rise in the sky
E o sol se erguerá no céu
Touch a man who can't walk upright
Toque um homem que não pode andar
And that lame man, he's gonna fly
E aquele homem caído, ele voará
And I fly, yeah
E eu voo, yeah
And I fly
E eu voo

Holly holy love
Holly holy, amor
Take the lonely child
Abrace a criança solitária
And the seed
E a semente
Let it be filled with tomorrow
Deixe-a estar repleta de amanhã
Holly holy

Sing a song
Cante uma canção
Sing a song of songs
Cante a canção das canções
Sing it out
Cante alto
Sing it strong
Cante forte
Yeah
Yeah

Call the sun in the dead of the night
Chame o sol na hora morta da noite
And the sun's gonna rise in the sky
E o sol se erguerá no céu
Touch a man who can't walk upright
Toque um homem que não pode andar
And that lame man, he's gonna fly
E aquele homem caído, ele voará
And I fly, yeah
E eu voo, yeah
And I fly
E eu voo

Holly holy dream
Holly holy, sonho
Dream of only you
Sonho só seu
Holly holy sun
Holly holy, sol
Holly holy rain
Holly holy, chuva
Holly holy, love
Holly holy, amor