sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Diário da estrada – 3, 6, 8, 10, 12 e 14 de dezembro de 2012

Voltando à estrada...

Não que eu a tenha deixado. Foi só um período em que procurei limitar um tanto a duração dos treinos. Mesmo assim, agora tenho a sensação de estar realmente voltando a correr, já que decidi acabar com as restrições.

Desta maneira, me permitirei correr um pouco mais de vez em quando, volta e meia reencontrarei um trajeto preferido, e eventualmente tentarei fazer alguma coisa nova. O importante é que renovei minha consciência do significado que as corridas têm para mim. Do jeito como deve ser... E será...

- Once more unto the road, dear friends.
Shakespeare, Henry V

Segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 – Já era escuro quando experimentei sair para correr. Mas além de ter comido há relativamente pouco tempo, o que fez pesar um pouco o estômago, de repente fiquei meio impaciente. Então voltei.

Mas o ar estava ótimo! Fresco, revigorante e até mesmo inspirador. Pena que a corrida não deu certo. Mesmo assim, naqueles poucos minutos, percebi surgir em mim um novo estado de espírito. Não estou mais correndo só para manter a prática, como fiz nos últimos meses. Agora quero que cada corrida seja especial.

E já que resolvi anotar a corrida de hoje aqui, posso dizer que também não deixou de ser especial – eu nunca fiz um tempo tão curto!

Tempo de hoje: 16min.

Quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 – No final da tarde, fiz uma ida e volta razoavelmente longa perto de casa. O céu estava com algumas cores muito bonitas, e voltei quando começava a escurecer. No início, senti-me meio pesado, mas essa sensação acabou passando em grande parte, então foi um ótimo treino.

Em certo ponto, aproveitei para retomar um hábito antigo, de ir pensando como escreveria este relato. Não costumo lembrar exatamente o que pensei, mas sempre fica uma ideia do que quero escrever. É bom criar estes textos!

Tempo de hoje: 44min.

Sábado, 8 de dezembro de 2012 – Saí para correr no fim da tarde. Estava me sentindo bem disposto. Subi boa parte do trajeto até o bairro vizinho. Enquanto voltava, pensei até em estender a corrida um pouco, mas aí resolvi parar no supermercado. Perguntei as horas ao segurança e encerrei por ali mesmo.

Tempo de hoje: 30min.

Terça-feira, 10 de dezembro de 2012 – Saí quando ainda estava claro, e tive a impressão que continuaria assim um pouco, mas de repente escureceu. Fiz uma ida e volta mais longa. Algo que comi na janta de ontem estava me pesando no estômago (senti-me assim o dia inteiro), por isso comecei num ritmo mais lento. Só que aos poucos fui acelerando e fiquei bem pelo resto do treino.

Tempo de hoje: 46min.

Quarta-feira, 12 de dezembro de 2012 – Subi até o bairro vizinho e ali fui até a praia. Uma boa corrida no final da tarde, ainda com a claridade do horário de verão. O estômago estava incomodando um pouco, por isso comecei num ritmo mais contido. E continuei assim mesmo depois que o desconforto havia passado.

Tempo de hoje: 1h 6min.

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 – Mais uma ótima corrida no final do dia. Com bastante claridade, e desta vez um céu repleto de nuvens cinza-azuladas. Segui em direção ao sul da ilha, avançando algumas centenas de metros pela autoestrada. Passei pelo portão onde começa uma ladeira que vai até o alto de um morro, onde há um mirante que permite ver o mar e toda a região. Experimentei subir, e mantendo o ritmo bem moderado não tive problema. Chegando lá em cima, numa Casa de Retiro que parece desocupada grande parte do ano, fiz uma volta pela praça, dei uma bela olhada no mar – e para cima, e para todos os lados –, descendo em seguida. A partir daquele ponto, embora continuasse num ritmo lento, senti-me bem mais disposto. Subi uma longa rua, retornei por outra, e por um momento pensei em ir até o mirante de novo... Seria muito bom! Mas achei melhor voltar. A ideia de esticar o treino voltou a me ocorrer quando chegava em casa, só que talvez não me restasse gás para muito tempo, pois estava começando a ficar cansado.

Senti-me com boa resistência, embora não estivesse com disposição para acelerar. Acho que faz sentido: primeiro se ganha fôlego, e só depois, velocidade. O segredo é ir sem pressa e aproveitando o caminho.

Tempo de hoje: 1h 1min.