sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Diário da estrada – 1º, 5, 9, 11 e 15 de fevereiro de 2013

Sexta-feira, 1º de fevereiro de 2013 – Fim de tarde, saí para a primeira corrida do mês. Subi até o bairro vizinho, e então fui até a praia. Ali soprava uma ventania fresca, e ainda mais agradável porque o sol ainda estava esquentando. Olhei o mar por alguns minutos – um sujeito surfava agarrado a uma espécie de paraquedas, deixando-se levar por cima das ondas, chegando a saltar bem alto em certo momento. (Acabei de pesquisar no Google, descobri que esse esporte se chama kitesurf.) Então voltei, debaixo do sol que ia ficando mais ameno. Ao chegar no meu bairro, perguntei as horas a uma pessoa, já calculei o tempo de duração da corrida (descontando os minutos em que parei na praia), deixei-me secar ao ar livre por um tempinho, daí entrei no supermercado.

Tempo de hoje: 1h.

Terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 – Havia caído um tanto de água cerca de uma hora antes de eu sair. E ainda caía uma chuvinha leve. Confesso que não me senti muito confortável com isso, principalmente porque o ar estava meio frio. Resolvi fazer meu trajeto mais simples, e fui seguindo até chegar num supermercado, onde parei para uma pequena compra. Na volta, acabei esticando um pouco, pois comecei a descer pela autoestrada. (Naquele momento, já havia parado de chover.) Logo em seguida, voltei.

É bom, de tempos em tempos, fazer uma corrida na chuva. Apenas hoje não me senti tão disposto. Será que foi porque, em ocasiões anteriores, eu estava sempre usando meu boné, e desta vez fui molhando a cabeça? (Não quero mais correr com boné, pois o couro cabeludo fica abafado e isso acaba por causar queda de cabelo – evitei esse problema até hoje, então por que arriscar?) Tempos atrás, com esse tipo de clima, eu saía vestindo duas camisas, o que teria sido uma boa pedida hoje também. Enfim!

Tempo de hoje: 45min.

Sábado, 9 de fevereiro de 2013 – Ontem, bem na hora em que eu ia sair, começou a cair água. De novo (porque choveu quase o dia todo). Hoje planejei correr no meio da tarde, mas acabei saindo pouco depois das seis – acabei passando a tarde absorvido no TCC da faculdade de pedagogia. Estava há horas sem comer, aí mastiguei dois pedaços de pão, um cheio de tahine e outro coberto com melado, e fui-me.

Talvez por não ter feito um lanche mais cedo, talvez por ter passado algumas horas escrevendo, senti certa falta de energia. Ainda assim, os passos estavam macios e logo firmei um ritmo moderado. Fiz o trajeto “basicão”, até o bairro vizinho. Na volta, fiquei mais disposto, aí aumentei um pouco o percurso e também o ritmo.

Ah, o tempo estava nublado, sem chuva nem frio.

Tempo de hoje: 55min.

Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013 – Saí mais tarde do que pretendia. Descendo por uma rua perto de casa, vi o céu logo acima das montanhas próximas, encoberto por uma camada de nuvens azuladas, cujo tom lembrava um pouco o de uma aquarela. De repente, no meio delas, surgiu o brilho de um relâmpago, e depois novamente. Em vez de continuar descendo por mais algumas centenas de metros, fiz a volta entrando por uma viela e peguei o caminho que sobe até o bairro vizinho. O problema é que, ao chegar na longa rua que conduz até lá, já havia anoitecido, e isso me tirou o ânimo de continuar. Há ocasiões em que estou disposto a correr no escuro, mas hoje não foi uma delas. Fiz meia-volta e, seguindo na direção de minha casa, fui observando o horizonte, que agora acendia com frequência, iluminado por uma sucessão de relâmpagos (nenhum estava caindo – apenas uma vez um raio se estendeu entre as nuvens –, mas mesmo assim é desagradável correr com esse tipo de coisa por perto). Curiosamente, quando eu já me aproximava de casa, as nuvens acima das montanhas se aquietaram. Foi só aquilo mesmo.

Tempo de hoje: 35min.

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 – Saí no começo da manhã. Fiz uma descida até a praia que fica aqui perto, depois voltei, subindo uma longa rua, em seguida outra, até completar o meu trajeto básico. No início o céu ainda estava bem escuro, mas quando cheguei em casa já havia clareado.

Tempo de hoje: 49min.