Terça-feira, 19 de junho de 2012 – Saí cedo, com o céu ainda dominado pelo breu. Encoberto de nuvens, não parecia muito disposto a clarear... Fiz cerca de metade do meu trajeto básico, mas ainda suficiente para uma boa aquecida. Quando voltei, o céu havia assumido um tom entre o azul escuro e o lilás.
Outra vez, vesti uma calça jeans velha, e experimentei usar só uma camisa. Não senti frio, mas ficaria complicado se estivesse ventando.
Tempo de hoje: 33min.
Quinta-feira, 21 de junho de 2012 – Ontem foi um dia puxado, a noite foi mal dormida, e passei o dia de hoje com pouca disposição. Ainda assim, quando anoiteceu, senti uma repentina vontade de correr, e então saí. Planejava fazer o trajeto básico, e segui desde o início num ritmo bem tranquilo. Só que, ao passar na frente de um supermercado, fiz a besteira de comprar uma... barra de chocolate. Isto é, a besteira foi experimentar comer o chocolate pelo caminho. Bem, já comi enquanto corria outras vezes, mas desta vez pesou. O estômago ficou dolorido e acabei andando até chegar em casa.
De qualquer modo, mesmo descontando o tempo estimado da parada no supermercado e da caminhada nas últimas centenas de metros, a corrida rendeu um bom aquecimento e por isso valeu a pena. Só não dá para correr e lanchar junto!
Tempo de hoje: +/- 30min.
Segunda-feira, 25 de junho de 2012 – Bem cedo, senti vontade de correr. Eram cinco e quarenta e dois quando saí, então fui subindo por uma rua onde nunca havia passado, e no bairro vizinho desci pela longa avenida, até dobrar à esquerda e voltar pela rodovia, sempre mantendo um bom ritmo. Corri quase o tempo todo no escuro, vendo um brilhante planeta não muito acima do horizonte – provavelmente, Marte. A descida pela rodovia só ficou um tanto desconfortável devido à grande quantidade de veículos que vinham em sentido contrário, mas foi legal mesmo assim. Enquanto eu passava por ali, o horizonte se tingiu de um azul brilhante, depois mudou para alaranjado. Quando cheguei, o céu enfim começava a clarear.
Tempo de hoje: 1h 3min.
Quinta-feira, 28 de junho de 2012 – Eu planejava fazer nove, talvez dez corridas neste mês. Mas completei a primeira quinzena com quatro, e agora resolvi encerrar esta segunda quinzena com quatro também.
Saí logo depois de escurecer e fiz o trajeto básico. Estava com o estômago meio cheio, por isso comecei num ritmo moderado, mas não tardei a acelerá-lo, e continuei assim até perto do final – daí a barriga doeu um pouco, o que me fez reduzir. De qualquer forma, tive a impressão de que havia percorrido o trajeto bem depressa, mas para minha surpresa demorou mais do que em outras ocasiões.
Embora o inverno já tenha começado, o frio ainda não bateu de verdade, o que é ótimo. Continuo num estado de espírito entre “animado” e “burocrático” – encarando os treinos como um misto de obrigação e lazer.
Mas não é sempre assim? (E não só com a prática de um esporte, mas com tudo.) Não se pode depender só de inspiração, para prosseguir em qualquer atividade é preciso forçar a barra de vez em quando.
Concluindo, assim está dez.